(11)

(11)

Cnh Categoria B

A cnh categoria B é a habilitação para conduzir veículos de até oito lugares em vias públicas. Para solicitar o documento, é necessário que o interessado tenha 18 anos e esteja em plenas condições físicas e psicológicas, tendo em vista que um exame médico é realizado. Além disso, a cnh categoria B exige o cumprimento de uma série de fases, como aulas teóricas e de direção prática, posteriormente avaliadas pelo departamento de trânsito.

Cnh categoria b: Saiba tudo sobre essa categoria

Assim que completa a maioridade, muitos jovens sonham em tirar sua habilitação para poderem dirigir seus veículos com segurança e liberdade, e, além desses jovens, há pessoas que já passaram dos 18 anos porém não conseguiram tirar sua cnh categoria b, e acabam adquirindo depois de alguns anos. Mas independente da sua idade, uma coisa é certa: A CNH será sempre útil.

A CNH, (Carteira Nacional de Habilitação), é um documento importante que atesta que uma pessoa está totalmente apta para dirigir, e que ela passou por todo o processo de habilitação. Ele é obrigatório e deve acompanhar o motorista que estiver dirigindo, seja em formato físico, ou digital.

Além disso, sua habilitação deve conter a categoria correta do veículo que pretende dirigir, ou seja, se for pilotar uma moto, sua CNH deve ter categoria A, agora se for dirigir um automóvel, ônibus, caminhão, entre outros veículos, as categorias mudam, podendo ser B, C, D ou E.

Quais são os requisitos para tirar a habilitação?

Antes de iniciar o processo para tirar a habilitação, é importante que os candidatos estejam aptos e sigam os seguintes requisitos:

  • Ter 18 anos completos;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter um documento de identidade ou equivalente;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Possuir comprovante de residência atualizado.

A partir desses requisitos, qualquer candidato já consegue dar sequência com os primeiros passos, juntamente com uma autoescola.

Passo a passo para tirar a carteira de habilitação

Para iniciar o processo de habilitação, o candidato deve passar por seis etapas, cada uma delas será muito importante para permitir que ele tenha o conhecimento completo e para prepará-lo de forma correta. Além disso, essas etapas devem ser concluídas dentro do período de 1 ano.

E para que não haja mais dúvidas, separamos abaixo as 6 etapas e iremos explicá-las uma a uma.

Confira:

  • Inscrição da CNH: Para iniciar a inscrição da CNH, o aluno deve preencher o formulário de inscrição online e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O cadastro também pode ser efetuado diretamente no Departamento de Trânsito da sua cidade ou mesmo em uma autoescola;
  • Exames médicos psicotécnico e de aptidão física/mental: O exame médico e psicotécnico normalmente são agendados após o momento da sua inscrição. Se você se inscreveu na autoescola, eles vão verificar e informar o dia em que os médicos credenciados pelo Detran terão disponibilidade para te atender. Além disso, o pagamento dos exames deve ser feito diretamente na clínica, no dia do exame;
  • Curso teórico: Após a realização dos exames, a autoescola marcará suas aulas teóricas, que duram aproximadamente 45 horas e podem ser distribuídas ao longo da semana. Nas aulas são abordados diversos temas, como: direção defensiva, legislação, primeiros-socorros, mecânica e meio-ambiente, e cada tema será de grande importância para o aluno iniciante;
  • Prova teórica: Quando o aluno finaliza o curso teórico, ele passará por uma prova do Detran, onde deve acertar uma pontuação igual ou superior a 21 pontos. A prova deve ser agendada diretamente na autoescola ou mesmo no Detran;
  • Curso prático: Na aula prática, o aluno terá a oportunidade de dirigir em vias públicas, sendo de grande importância, pois será o primeiro contato do aluno com o veículo. Essas aulas são ministradas na autoescola juntamente com um instrutor, que ficará ao lado do aluno em todo o momento, ensinando as técnicas básicas para o veículo se movimentar. As aulas duram em torno de 20 horas, e são divididas entre período diurno e noturno;
  • Exame de direção: Por fim, o aluno deve marcar juntamente com o Centro de Formação o dia e o horário do seu exame de direção. Caso seja aprovado, o Detran terá até 15 dias para enviar a CNH provisória para o endereço do candidato. Se reprovado, o aluno poderá realizar um novo exame após 15 dias. O agendamento deve ser feito na autoescola, na semana seguinte da reprovação, mediante o pagamento de um novo DAE.

Saiba onde adquirir sua cnh categoria B

Vale lembrar que a emissão da carteira de habilitação da categoria “B” também pode ser solicitada por habilitados na modalidade “A”, que é específica para motos. Conheça todos os detalhes ao entrar em contato com a Auto Escola Mérito!