(11)

(11)

Cnh B

Gostou? compartilhe!

A cnh B, conhecida também como Carteira Nacional de Habilitação, é o documento emitido pelo departamento de trânsito competente de cada região do país. Ele serve para identificar as pessoas que possuem autorização para dirigir um veículo automotor cujo peso bruto não exceda 3500 kg ou que sua capacidade seja de, no máximo, 8 lugares com exceção do motorista. A categoria, portanto, abrange todos os automóveis convencionais usados por famílias e empresas. Desde que não excedam os limites mencionados, alguns veículos com características especiais também são enquadrados na categoria “B”. Veja quais são a seguir:

  • Veículos com unidade acoplada;
  • Automóveis com reboque;
  • Veículos com semi-reboque ou articulada.

Em caso de pessoas não habilitadas, a emissão da cnh B depende do cumprimento de algumas fases obrigatórias, como cadastramento no Detran, inscrição em autoescola credenciada de sua escolha, exame médico para avaliação de condições físicas e psicológicas, além de realização de curso teórico e prático em centro de formação de condutores. Tudo é finalizado com a aplicação de uma avaliação oficial. Somente a aprovação na prova teórica garante o direito do futuro condutor de continuar no processo, assim como sua classificação no exame prático assegura a emissão da cnh B provisória, com validade de 12 meses, período que não permite infrações graves ou gravíssimas ou reincidência em duas penalizações de natureza média.

Quer saber mais sobre a cnh B?

A emissão da cnh B também pode ser requerida por condutores habilitados na categoria “A”, ou seja, os com licença para moto que desejam incluir a modalidade para carro. Para saber mais, entre em contato com a Auto Escola Mérito.