(11)

(11)

Tirar Habilitação

Gostou? compartilhe!

Para tirar habilitação os interessados devem possuir a idade mínima exigida, igual ou superior a 18 anos e realizar todos os demais procedimentos obrigatórios para a requisição do documento que garante o seu direito de conduzir veículos e motos. As fases para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação, no entanto, variam conforme as características de cada solicitação, isso porque a emissão da CNH é possível em diferentes casos. Veja:

  • Primeira solicitação;
  • Alteração ou inclusão de categoria;
  • Nas situações em que o condutor já habilitado tem o seu documento cassado e após os trâmites legais adequados a requisição de uma nova permissão.

Vale destacar, por exemplo, que algumas fases convencionais para tirar habilitação estão presentes em todos os contextos mencionados acima, como a exigência de realização das aulas e a avaliação prática que comprova a capacidade de dirigir dos futuros condutores, além da anterior análise médica que também certifique as plenas condições de conduzir um veículo, sob o ponto de vista físico e psicológico. Algumas etapas, como o cumprimento das horas/aula de conteúdo teórico, são direcionadas apenas aos novos condutores que nunca realizaram nenhum dos procedimentos para tirar habilitação, embora os condutores com a suspensão de CNH tenham que cumprir a carga horária correspondente ao curso de reciclagem.

Saiba como tirar habilitação da maneira correta

Um dos principais e primeiros passos para tirar habilitação é procurar uma autoescola credenciada para o cadastramento junto ao departamento de trânsito e, por consequência, os demais atos relacionados à cada situação em específico. Entre em contato agora mesmo com a Auto Escola Mérito e saiba mais.