(11)

(11)

Primeira Habilitação

Gostou? compartilhe!

A primeira habilitação é o objeto de desejo de muitas pessoas, não apenas daquelas que acabaram de atingir a maioridade, uma vez que não há limite de idade para pleitear o documento de autorização para conduzir veículos automotores e motocicletas. Embora o procedimento de habilitação seja direcionado à todas as pessoas maiores de 18 anos, a obtenção da licença requer o cumprimento de uma série de etapas, entre as quais pode-se destacar:

  • A realização de um curso teórico de formação de condutores;
  • Aulas práticas de condução de um veículo;
  • Avaliação teórica e prática ao final de cada curso.

Contudo, para que o processo de primeira habilitação seja iniciado, é obrigatório que cada candidato seja submetido a exames médicos para análise de suas condições físicas e psicológicas para a condução de um veículo, sendo que a avaliação é realizada em um centro médico credenciado pelo departamento de trânsito local. Assim, somente as pessoas consideradas aptas a dirigir são autorizadas a dar início aos procedimentos de habilitação.A atuação de uma autoescola é fundamental desde o cadastramento inicial junto ao departamento de trânsito até o pagamento das taxas correspondentes e a realização da matrícula no curso teórico de primeira habilitação, que tem prazo de duração padrão e aborda temas de suma importância, como legislação, direção defensiva, primeiros socorros, noções básicas de mecânica, meio ambiente e cidadania.

Saiba mais sobre a primeira habilitação

As aulas teóricas da primeira habilitação são avaliadas por exame oficial e, em caso de aprovação, o aluno é autorizado a iniciar suas aulas práticas e assim submetido a um novo exame. Desse modo, conte sempre com um centro de formação de qualidade e infraestrutura completa, como a Auto Escola Mérito.