(11)

(11)

Habilitação D

Gostou? compartilhe!

A habilitação D é o documento que tem como finalidade comprovar a capacidade do proprietário em conduzir veículos usados no transporte de pessoas, cuja lotação mínima seja de oito passageiros, ou seja, uma função tipicamente profissional, o que determina também que o documento exiba a autorização do condutor em exercer uma atividade remunerada. Os principais exemplos de veículos da modalidade “D”, são:

  • Van de passageiros;
  • Micro-ônibus;
  • Ônibus, com exceção dos articulados.

Embora o procedimento de obtenção da habilitação D seja diferente do aplicado em casos da primeira emissão do documento, o processo exige uma série de etapas e requisitos obrigatórios, com destaque ao fato do solicitante já ser um motorista devidamente habilitado em categorias inferiores. É necessário que o interessado seja habilitado há mais de 2 anos na categoria B ou 1 ano na modalidade C. Outro fator obrigatório para a solicitação da habilitação D é estar com o documento em situação regular, ou seja, sem sanções administrativas que visam a cassação ou suspensão do direito de dirigir, além de não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, bem como não ser reincidente em penalizações consideradas médias nos últimos 12 meses. Desse modo, o procedimento segue a fase de treinamento prático e posterior avaliação para que a emissão do documento seja feita em caso de aprovação no exame.

Saiba mais sobre a habilitação D

O processo de habilitação D também determina que o futuro condutor seja submetido a exames toxicológicos, médicos e psicológicos. Quer conhecer outros detalhes? Então entre em contato com a Auto Escola Mérito.