(11)

(11)

Carteira de Motorista

Gostou? compartilhe!

A carteira de motorista é um documento obrigatório para qualquer pessoa com mais de 18 anos que deseja conduzir algum tipo de veículo ou motocicleta em vias públicas, sob pena de multa e demais autuações administrativas e criminais dependendo da gravidade de cada caso flagrado. Além das garantias legais que exigem a emissão do documento de habilitação para condução de veículos, a CNH é uma comprovação de que o condutor foi submetido à formação e treinamento padrão que abrange as seguintes fases:

  • Aulas teóricas sobre temas de relevância para todos os novos condutores;
  • Aulas práticas com o veículo correspondente à categoria escolhida;
  • Avaliações após a conclusão de cada curso, aplicadas pelo departamento de trânsito da região.

A emissão da carteira de motorista requer não apenas o cumprimento das fases acima descritas, mas também a realização de exames médicos que atestem as condições psicológicas e físicas de cada futuro condutor. Todos os procedimentos, no entanto, exigem ainda a atuação de uma autoescola devidamente credenciada no DETRAN, cuja responsabilidade é formar e assessorar os novos condutores.Existem, no entanto, outras situações de emissão da carteira de motorista, como nos casos de condutores já habilitados, mas com o documento provisório vigente, além dos motoristas que desejam adicionar a categoria “A” ou “B”, respectivamente de moto e carro.

Saiba mais sobre a carteira de motorista

Em situações de cassação do direito de dirigir, após o cumprimento de alguns critérios, é possível solicitar uma nova carteira de motorista, que também demanda a assistência de uma autoescola. Para saber mais, entre em contato com Auto Escola Mérito.