(11)

(11)

Adicionar Categoria

Gostou? compartilhe!

Para adicionar categoria à carteira de habilitação, o motorista deve cumprir alguns requisitos impostos pela legislação em vigor, que definem em quais circunstâncias a adição de uma nova categoria será permitida. Isso permite condutores devidamente habilitados possam ampliar suas possibilidades de locomoção e colaborar com a otimização do trabalho em empresas, por exemplo. Veja a seguir as principais etapas do processo de adição de categoria:

  • Solicitar a adição junto à autoescola de confiança;
  • Realizar o exame médico;
  • Participar das aulas práticas;
  • Ser aprovado em exame oficial do Detran.

É importante deixar bem claro que, para adicionar categoria, além de cumprir com todas as fases descritas, o condutor habilitado deve pagar algumas taxas do departamento de trânsito local para emitir o novo documento. A solicitação pode ser realizada a qualquer momento desde que o motorista não possua impedimentos administrativos para tal, o que envolve a perda do documento, por exemplo. É importante lembrar que, os critérios e modos considerados para adicionar categoria ao documento de habilitação, não são os mesmos para sua alteração. Portanto, só é possível realizar adição da categoria “B” em carteiras de habilitados na modalidade “A”. Ademais, a inclusão da categoria “A” só ocorre para motoristas das modalidades “C”, “D” e “E”.

Saiba mais sobre adicionar categoria

Em alguns casos, a realização de exame toxicológico também será exigida para adicionar categoria. Fale com um representante da Auto Escola Mérito para saber sobre preços e tirar todas as suas dúvidas! Não abra mão da excelência e ligue para quem entende do assunto! Aproveite as condições especiais para pagamento!